Seleção Nacional

Salve grandes brasileiros apaixonados pela ciência!
Pela primeira vez na história do IPT, teremos uma etapa de Seletiva Nacional no Brasil. O campeão do IPT Brasil ganhará a vaga garantida do nosso país no IPT 2019, que será realizado na Suíça.

O evento nacional ocorrerá na nos dias 27 a 29 de Novembro, na Universidade Federal do ABC, nos campi de Santo André e São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. A competição consiste em resolver problemas propostos pelo comitê internacional, realizar experimentos, formular hipóteses e apresentá-las aos jurados no dia do torneio.

Cada equipe poderá ser composta por 6 membros (team members) alunos de graduação e/ou mestrandos que participarão dos fights, e por 2 líderes de equipe (team leaders), alunos de doutorado e/ou professores que irão compor a banca de jurados e podem treinar os alunos durante os preparativos da competição. Dentro dos 6 membros da equipe, um deles deverá ser escolhido para ser o capitão da equipe (Team Captain).
Os alunos não precisam estar cursando física ( muitos dos participantes são da engenharia ou demais ciências exatas), mas é fundamental que todos os alunos tenham vínculo com a instituição que representarão.

É extremamente importante que as equipes interessadas assistam aos vídeos do torneio internacional para entenderem o funcionamento da competição. É imprescindível que os team leaders leiam as diretrizes de avaliação do torneio internacional e participem da reunião de treinamento no dia o evento.
Convidamos todas as equipes interessadas em participar a nos mandar um e-mail para receber mais informações e datas importantes.

Teremos 5 vagas para equipes de qualquer universidade brasileira, preenchidas por ordem de chegada (o formulário de inscrição estará disponível às 18h00 (Brasília) do dia 16 de setembro de 2018. A inscrição e participação são gratuitas, todavia as equipes se responsabilizarão por estar presentes nos dias do torneio, nos campi indicados.
Podem participar equipes mistas de duas universidades, desde que ao menos 60% dos membros sejam de uma única instituição (Regras internacionais).

A competição será em português para contemplar participação de escolas do ensino médio em caráter de divulgação cientifica e fomento a educação de física no Brasil. Lembramos que é extremamente importante o domínio da língua inglesa para a participação na etapa internacional da competição, caso sua equipe seja a campeã.
A competição será baseada na seguinte lista reduzida dos problemas de 2019 (http://iptnet.info/ipt-2019-problem-list/):

• 3 Apples and Oranges
• 5 Water Dancing Ball
• 6 Broken Pencil
• 7 Drunken Glass
• 8 Runaway Bubbles
• 9 Rail Track Deviation
• 10 Cup Flyers
• 13 String Shooter
• 11 Circle Magnet
• 17 Lab Shock Diamond

As regras específicas da competição nacional serão divulgadas no dia 9 de setembro, baseadas nas regras internacionais (http://iptnet.info/wp-content/uploads/2015/10/rules_ipt.pdf).

Leiam os problemas na lista oficial divulgada acima, compreendam o que deve ser feito. Caso haja dúvidas, basta nos mandar um e-mail.

Leiam também como é o formato desse campeonato no link acima, porém daremos aqui uma breve explicação sobre como o campeonato funciona:

São sorteadas as equipes que irão se enfrentar. Um embate entre 3 equipes é chamado de Fight. Em um fight ocorre a apresentação de 3 problemas (um por equipe, num total de 3 rodadas), sendo que as equipes que estarão assistindo à apresentação terão papéis de oposição (opor, questionar e propor melhore soluções à equipe apresentadora) ou de revisão (apresentar um breve resumo das duas participações e ser o mediador do debate final entre ambas equipes).

Para todas essas funções, os jurados darão nota. A equipe campeã é aquela que somar a maior pontuação entre as 3 rodadas.

Haverão 3 fights entre todas as equipes. As equipes classificadas para a final serão as que acumularem mais pontos após os 3 fights.

Junte sua equipe e se inscreva!

Comitê nacional do IPT no Brasil

Contato oficial: ipt.brasil.2017@gmail.com

www.facebook.com/Brasil.IPT

Deixamos claro que todos os custos envolvidos na participação da seleção nacional e do IPT na Suíça estão a cargo das próprias equipes envolvidas, e não do Comitê brasileiro. Para o IPT na Suíça, os custos são de 1000 euros (taxa de inscrição+estadia e alimentação) mais cerca de R$4.000,00 para cada passagem aérea dos membros da equipe (6), além dos team leaders (2), totalizando aproximadamente R$32.000,00.