Seleção Nacional 2020

É com grande entusiasmo que anunciamos o 2nd Brazilian Physicists’ Tournament!

Assim como a primeira edição em 2018, o evento pretende congregar alunos de graduação e pós-graduação de diferentes universidades públicas e privadas do Brasil para discutir problemas de física em um torneio de debates científicos em que cada equipe deve expor seus resultados experimentais e teóricos na solução de problemas abertos em física!

Além disso, o torneio serve como Seletiva Nacional para o International Physicists’ Tournament de 2020.

Inscreva sua equipe até 12 de outubro aqui.


Quando? Onde?

de 12 a 14 de dezembro na Universidade Federal do ABC, Santo André, SP.

 
Lista reduzida de problemas para o nacional:

A lista completa de problemas para o Internacional pode ser vista aqui.

  • 1 Cumulative Cannon
  • 2 Precious Energy
  • 3 Paper Tube
  • 5 Whirlpool in a Bottle
  • 6 Planetary Clock
  • 8 Rippled Water Columns
  • 9 Optical Compass
  • 10 Hail
  • 11 Flat Fog
  • 14 Jumping Bean

Atenção: cada equipe deverá fazer um relatório em formato artigo, em inglês, de UM dos problemas marcado em azul O relatório deverá ser entregue por e-mail até às 23h59 de 10/12/2019. Caso o relatório não seja entregue, a equipe será penalizada tendo peso de Apresentação reduzido para 2.95 durante toda a competição. Além disso, os relatórios serão utilizados como critério de desempate na final.

 

Motivo: queremos incentivar fortemente que todas as equipes venham com um problema da pré-seleção internacional bem resolvido. O ganhador da etapa nacional terá prioridade em enviar o relatório para o Comitê Internacional. Após a competição, o time vencedor terá aproximadamente 20 dias para melhorar o relatório para poder se classificar efetivamente para a fase internacional.

Aconselhamos que todas as equipes se dediquem a fazer um bom relatório.

Um exemplo de relatório pode ser visto aqui.

 

Contato oficial: iptbrasil.seletiva@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/Brasil.BPT/


Informações Gerais

Quem pode participar?

Alunos de graduação e mestrado de qualquer curso.

Há alguma taxa?

Não, o evento é gratuito.  Contudo as equipes são responsáveis pelos custos de deslocamento, alimentação e estadia durante os dias da competição.

Como as equipes são compostas?

As equipes devem ter 6 alunos, um deles sendo o Capitão da Equipe (Team Captain). Além disso todas as equipes contam com até 2 Líderes de Equipe (Team Leaders) .

O que é um Team Leader?

Os Team Leaders auxiliam na solução dos problemas, mas não participam dos debates. Tradicionalmente são alunos de doutorado, pós-doutorado e/ou professores.

Quem pode participar?

Qualquer aluno de graduação ou mestrado de instituições de ensino superior públicas ou privadas do Brasil, independentemente da nacionalidade.

Quantas equipes minha universidade pode ter?

Apenas uma equipe por universidade. Equipes mistas não contam.

O que acontece se houver mais de uma equipe na minha universidade?

As equipes e jurados que participaram da primeira edição do BPT em 2018 tem prioridade sobre a representação das equipes de suas respectivas universidades. Equipes que não participaram da primeira edição e estão participando pela primeira vez, em caso de conflito, serão analisadas pelo Comitê Organizador. Recomendamos fortemente que as equipes se organizem dentro de suas universidade para congregarem os alunos de maneira colaborativa, formando um time coeso.

O que é uma equipe mista?

Uma equipe mista é formada por alunos de mais de uma instituição de ensino. Ela não pode ser composta por mais que 50% de uma mesma universidade.

Qual o idioma do evento?

Os Physics Fights serão em inglês.

O que é um Physics Fight?

É a forma como o torneio funciona. Três equipes se enfrentam simultaneamente na apresentação, oposição e revisão de um dos problemas da Lista de Problemas da competição. Cada equipe assumirá um dos papéis em cada um dos três rounds de um fight.

O que é um round?

Os rounds são as etapas intermediárias de um Physics Fight. Cada uma das três equipes assumirá um dos três papéis de Apresentador (Reporter), Opositor (Opponent) e Revisor (Reviewer) de maneira alternada. A equipe apresentadora é desafiada pela equipe opositora a apresentar a solução de um dos problemas. Inicia-se um debate científico sobre a solução apresentada no qual a equipe opositora deve demonstrar pontos fracos na solução apresentada, estimulando a construção de um conhecimento científico mais sólido. A equipe revisora deve sintetizar os conhecimentos discutidos pelas duas equipes, apresentando pontos fortes e fracos da apresentação e da oposição, e demonstrando novos caminhos para possíveis impasses, assim como se a solução construída durante o debate soluciona definitivamente o problema discutido. Os papeis são trocados e inicia-se a apresentação de outro problema.

Como funciona a pontuação?

A banca de jurados avalia o desempenho das equipes em cada papel no final de cada round, dando notas de 1 a 10 para cada uma delas. A nota do round é determinada pela média das notas recebidas, descartando-se a menor nota (quando houverem 6 jurados).

Qual o peso de cada papel para a pontuação do Fight?

Apresentação tem peso 3 na nota final. Caso a equipe não entregue o relatório, o peso será de 2.95 em todos os Fights da competição.

Oposição tem peso 2 na nota final.

Revisão tem peso 1 na nota final.

É permitida a presença de espectadores durante o Fight?

Sim. Espectadores de qualquer origem são permitidos e encorajados. É vedada a comunicação entre os espectadores e os membros do time durante um round. No intervalo dos rounds e dos Fights, qualquer tipo de conversa é permitida.

Como faço para ser um espectador do evento?

Espectadores ligados diretamente as universidades e equipes podem ser informados como membros convidados (Guest) pelo representante da equipe junto ao comitê.

Espectadores sem vínculo institucional com as equipes (público externo, parentes e amigos) poderão se inscrever em formulário especifico que será divulgado em breve. Este formulário servirá para reservar vaga no evento. O número de pessoas pode ser limitado pela capacidade da infraestrutura do local do evento. Havendo vacância de assentos no momento do evento, a entrada é livre.

O que são membros convidados?

Membros convidados são pessoas ligadas a equipe, como professores e  alunos aspirantes a equipe principal, que desejam obter experiência na competição.  O número de membros convidados por equipe poderá ser limitado conforme capacidade da infraestrutura do local do evento.

 

Regras completas serão divulgadas em breve.

Aconselhamos as equipes a lerem as regras da competição internacional aqui e assistirem aos fights das edições passadas disponíveis no Youtube.